top of page

Livros que curam



Quando respondi à pergunta do NYT relacionada com a arte, recorri propositadamente à música porque já andava a pensar numa coisinha destas. A desorganização que me rodeia não me permite trazer-vos fotos bonitinhas com recomendações para a vossa mesa de cabeceira e as redes sociais já estão abarrotadíssimas delas, por isso vai ter de ser assim. Segue a lista de analgésicos - e respetivas acções terapêuticas a que recorri nos últimos meses. Com o bónus da vista privilegiada da minha folha terapêutica para os próximos tempos (em cima) e do frasco de xarope de 5l com sabor a banana que estou a tomar em golos pequeninos mas com um rigor religioso (abaixo)


Lidos:


- Filha da Fortuna | Isabel Allende -> entender como o passado fez de nós quem somos no presente é a melhor forma de construir um futuro

- Estados Desunidos da Europa, A hora do futuro | José Filipe Pinto -> citando o meu avô "A Europa vai estrampalhar-se toda, minha linda".

- Terminamos y otros poemas sin terminar | David Martínez Álvarez -> não costumo gostar de poesia mas este fez-me sorrir

- O Retrato de Dorian Gray | Oscar Wilde -> quando tinha 4 anos perguntei à minha mãe o que era o diabo. Ela respondeu que era a nossa consciência.

- Coplas para sobrevivir: Conchita Piquer, los vencidos y la represión franquista | Stephanie Sieburth -> já teve direito a um post inteirinho.

- La Guerra de la Independência I | Benito Pérez Galdós (aka Xarope) -> só há 20 000 exemplares desta edição dos Episodios Nacionales em todo o mundo e demorei 5 anos e muitas mesadas a completá-la. Mas mais ainda a lê-la. Foram precisos mais 8 para terminar o primeiro exemplar. 1 já está...


Estou a ler:


- La trilogía de la niebla | Carlos Ruiz Zafón -> Graças a este, este mês já estive em Londres e Calcutá. Qual confinamento, qual quê.

- Orgulho e Preconceito | Jane Austen -> E nada mudou.

- La Guerra de la Independência II | Benito Pérez Galdós ->… faltam 13.


Próximas terapêuticas:

- Trânsito | Rachel Cusk

- El Asedio | Arturo Pérez-Reverte


Acabaram de chegar cá a casa:


- O Mundo de Amanhã: Geopolítica Contemporânea | Carlos Gaspar

- Crónica dos Bons Malandros | Mário de Carvalho

- De Mao a Xi: O ressurgimento da China | Vasco Rato

- D'este viver aqui neste papel descripto | António Lobo Antunes

- Uma Terra Prometida| Barack Obama



bottom of page