top of page

Semana Mágica




Esta semana vou estar a partilhar lugares bonitos que estão escondidos pela Internet. #pilares que parecem feitos à medida do confinamento e que durante os dias que agora terminam (por enquanto) me relembraram que havia um mundo lá fora, à nossa espera.


Barricados entre as 4 margens do ecrã, fomos invariavelmente obrigados a pensar dentro da caixa. O uso de ferramentas digitais de apoio à saúde mental disparou. Tal como o consumo de produtos de entretenimento online. Até já temos termo técnico, percebi eu com espanto quando no outro dia li um artigo intitulado "the boredom economy".


Mas apesar de tanta série, de tanto ioga e de tanta receita… continuámos a precisar do exterior. Está-nos no sangue e, por isso, não faltou quem começasse a trabalhar para podermos pôr o exterior cá dentro. Ou pelo menos fingirmos em bom.


Estas são algumas das descobertas maravilhosas que fiz ate agora no mundo fantástico do escapismo - palavra prodigiosa e mais do que apropriada diga-se de passagem. Estejam à vontade para me sugerirem outras como estas ou para me dizerem se as experimentaram.


Pessoalmente, queria voar e tive de me contentar com um passeio higiénico, mas já é alguma coisa.


A primeira sugestão da semana é dedicada a quem tem tantas saudades de conduzir a sério como eu que só de fazer a mera viagem de carro entre casa e o serviço de urgência sinto que fiz o Dakar.


Este site permite-nos conduzir pelas principais cidades do planeta à velocidade que quisermos e ainda com a possibilidade de sermos acompanhados pela emissão da rádio local. Como se tivéssemos acabado de chegar, alugado um carro velhinho e nos tivéssemos decidido a explorar o centro.


https://driveandlisten.herokuapp.com/


- - - - -


Dear Diary. É difícil ser mais #pilar do que isto. Um diário online, cujas entradas podem ser partilhadas ou não por quem as escreve e destinado a ajudar-nos a compreender e gerir melhor as nossas emoções, sobretudo em tempos mais difíceis como este. Basicamente o que faço aqui, mas com menos estardalhaço e apontamentos verdadeiramente extraordinários, como, por exemplo, música ambiente e um software de inteligência artificial que capta a emoção subjacente às palavras e gera uma melodia personalizada com base num conjunto de arranjos pré-definidos. Palavras que se tornam notas. Que coisa incrível.


https://deardiary.ai/


- - - - -


Esta é talvez menos própria para os mais ansiosos. Da família visual do Drive and Listen, o Outside Stimulator, permite-nos viajar dos campos de arroz da Indonésia à nossa querida Alfama. Mas é impressão minha ou o carro acha que está dentro do GT?


https://outsidesimulator.com/


- - - - -


Termino esta semana de partilha de recursos que me fizeram sonhar - e esquecer - com a merecida homenagem a um clássico dos corações inquietos. Todos temos um. Casa de conforto e amputação de mágoas próprias e alheias mas também de risos e cenas épicas que raramente são recordadas no dia seguinte. Falo, obviamente d'O Bar. O Nosso Bar. Aquele onde vamos com o mesmo grupo de sempre, pedimos sempre a mesma bebida e deixamos a vida derreter-se em paz interior, tão inversamente proporcional à exterior.


Este site permite-nos recriar os sons que habitualmente se ouvem numa destas nobres instituições. Mas com todo o detalhe e particularidade que quisermos. Mais ou menos pessoas, mais ou menos bebidas a serem servidas... e até a presença de chuva e com que intensidade. Tal como o recordamos e até que possamos lá voltar.


http://www.imissmybar.com/

bottom of page